Buracos de minhoca e coisas do tipo...



Dica de filme: assistam "Contato", do Robert Zemeckis baseado num romance do Carl Sagan.

É realmente muito bom.

Eu já conhecia o filme há bastante tempo e hoje tive o prazer de participar de um agradável bate-papo sobre ciência e filosofia após assistir a essa obra prima junto com uma turma de Psicologia da UFRuralRJ.

Foi fantástico. Poucas foram as vezes que vi uma turma de primeiro período tão madura e interessada.

Infelizmente foi muito curto, por causa da hora já avançada em que se deu a conversa, mas foi excelente e fica no ar um novo encontro menos formal para debater idéias.

Basicamente o papo girou em torno da física dos buracos de minhoca e da possibilidade de vida extraterrestre, onde pude reafirmar algumas coisas interessantes:

Primeiro, que a ciência facilmente perde o rótulo de bicho de sete cabeças se apresentada como um assunto interessante (especialmente através da ficção científica) e atraente. É fácil entrar no assunto e fluir o debate, eu mal tinha falado uns 20% do preparado e a discussão já corria a todo vapor.

Ou seja: Sim, a ciência É para todos.

Segundo, as pessoas perguntam se a gente acredita em vida extraterrestre quase com a mesma entonação com que perguntariam se acreditamos em Deus, é incrível!

rs

Ademais, poder passar um pouco de empolgação para aqueles que ainda não foram corroidos pelo marasmo da vida acadêmica é sempre bom.

Deixo aqui então o meu muito obrigado ao prof. Nilton Souza do Departamento de Psicologia e à turma pela marcante acolhida.

Valeu!


Postado ao som de "Blackbird" - The Beatles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinte anos é muito [pouco] tempo...

Excertos de um quem flertou com o fim.

Elevar-se...