Sobre voltar a escrever

Primeiro tenho que dizer que é estranho.

Ontem me peguei lendo as postagens mais antigas e vendo que se passaram já dez anos desde a última vez que apareci por aqui.

É claro que ninguém mais liga para blogs (a dez anos atrás já não ligavam), mas vai além: tem a ver com o fato de que eu sempre me vi escrevendo em momentos difíceis. Sempre gostei de usar as palavras como ferramentas para colocar pra fora coisas que às vezes não são tão óbvias.

Iniciei este blog em 2007 de maneira anônima e confesso que não me lembro mais a motivação, minhas únicas postagens são três poemas que não me recordo mais porque escolhi. Mais tarde acabei encontrando aqui um refúgio para falar sobre as coisas do mundo, algumas mais concretas e outras mais abstratas.

Lendo escritos antigos chego a lembrar com saudade da época em que refletir sobre como a figura do cientista tinha se tornado o mito do detentor da verdade era uma coisa interessante. Hoje no auge do negacionismo da ciência em meio a uma pandemia me faz achar que esses textos envelheceram tão bem quanto um copo de leite no sol. Mas gosto de pensar que são produto de uma mente mais crua e menos cínica. Isto me dá conforto.

Lendo os contos/crônicas do "Post nada sóbrio de sábado" me veio um sabor delicioso de um tempo que não pode voltar, mas que ao passar pôde abrir espaço para muita coisa boa.

Por fim lendo minhas reflexões sobre meu antigo projeto de mestrado me veio a ironia boa de que eu acabei de submeter uma versão muito mais madura e trabalhada em um novo processo seletivo, então provavelmente escreverei mais sobre o assunto.

O que escreverei agora? Sinceramente ainda não sei.

Para quem escreverei agora? Provavelmente para ninguém.

Desistirei mais uma vez depois de alguns meses? Provavelmente sim.

Mas estas perguntas não importam tanto mais, o que importa é que eu estou fazendo isso de novo. E é bom.



PS: Era uma regra dos meus posts terminar dizendo o que eu estava ouvindo enquanto escrevia ou uma música que foi relevante durante o meu dia. Bom, continuo sendo tão apaixonado por música quanto era antes, mas resolvi mudar esta regra: a partir de agora os posts terminarão dizendo um filme ou série que eu assisti no dia.


Postado após assistir "A Incrível História da Ilha das Rosas" (2020) do diretor Sydney Sibilia. Disponível na Biblioteca Vermelha.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Excertos de um quem flertou com o fim.

Vinte anos é muito [pouco] tempo...

Sobre tentar ver a beleza das pequenas coisas