Trabalho vs Dinheiro

Passei grande parte da minha vida ouvindo coisas do tipo: "o trabalho enobrece", "o trabalho duro ajuda a manter a alma humilde" e "um homem sem trabalho não é nada".

Ao mesmo tempo, vindo de uma familia como muitas outras que não possui muitos recursos apesar de não passar por privações, desde muito pequeno eu ouvi de meus familiares: "estude, meu filho, estude ou você vai ficar igual a seu pai: trabalha, trabalha e não ganha nada."

O que passa a ser mais importante então: Trabalhar ou ganhar muito dinheiro?

Ouvimos que apenas trabalhando muito poderemos ganhar muito dinheiro, mas vemos que quem mais trabalha é quem menos tem...

E até onde o dinheiro é algo tão essencial a ponto de a vontade de tê-lo em abundância pode moldar nossas escolhas para o futuro?

Por exemplo, meu pai pra mim sempre foi um modelo de homem: honesto, esforçado, sagaz e todas muitas dessas coisas que desejamos ser um dia, mas isso não foi decisivo pra que ele tivesse sucesso financeiro. E mais, o insucesso financeiro não foi desculpa para que minha família fosse sempre formidável.

E aí, será que vale mesmo a pena ficar se esguelando atrás de dinheiro?

Ou atrás de trabalhar cada vez mais?

Hoje acabo de chegar em casa com as pernas doloridas de tanto andar prum lado e pro outro no trabalho, encarando uma jornada que nos fins de semana chega a mais de 12 horas diárias. E nem por isso sou rico, e nem por isso sou infeliz!

Interessante: Excesso de trabalho não é igual a dinheiro e falta de dinheiro não é igual a insatisfação!


Postado ao som de "Sopa de letrinhas" - Engenheiros do Hawaii

Comentários

  1. Nada é absoluto. Nem trabalho nem dinheiro podem satisfazer o homem completamente. Entretanto são formas importantes para do nosso carater. Tenta ser feliz sem dinheiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vinte anos é muito [pouco] tempo...

Excertos de um quem flertou com o fim.

Elevar-se...