Sobre tentar ver a beleza das pequenas coisas

E às vezes falhar miseravelmente.

A história é velha. Você está triste ou mal por algum motivo ou mesmo deprimido e alguém aleatório do seu lado manda um "Você precisa aprender a ver a beleza nas pequenas coisas".

A boa educação manda não dar um soco na boca e você só sorri.

É óbvio que a vida fica muito mais leve se você consegue ter prazer e mesmo se realizar a cada pequeno detalhe, mas para alguém que não está bem isso é mais uma forma de você dizer: "Olha como você é incompetente, tem tudo na sua frente para ser feliz e não consegue".

E eu vou além disso: Mesmo que você esteja bem, mesmo que as coisas estejam se encaixando no lugar e você consiga de fato ver beleza e prazer no seu dia a dia, ainda sim é impossível ver beleza em tudo.

A visualização perfeita que eu tenho para isso é a arte de tentar tirar fotos da Lua sem ser um profissional ou ter um equipamento muito bom.

Experimente em um dia de Lua cheia daquelas lindas de fazer perder a respiração simplesmente tirar o celular do bolso e tentar captar o momento. Provavelmente você falhará de maneira vergonhosa.

Mesmo as coisas que são claramente belas nem sempre podem ter essa plenitude capturada por um momento.

Para ilustrar esse post eu tentei tirar a melhor foto possível que eu conseguisse da Lua: Montei tripé para não tremer, ajustei todos os controles da câmera do celular (que nem é um celular exatamente barato) para o modo manual, escolhi uma noite sem nuvens e voilà: Uma bola prateada em um fundo preto. 

Você pode argumentar que a beleza estava lá, meu equipamento é que não captou. E é exatamente isso que quero dizer: Às vezes a gente só não consegue captar e tudo bem, a vida segue.

Ninguém precisa ser feliz o tempo todo. É óbvio que se cuidar e ter atenção à sua saúde mental é fundamental, mas isso não significa que dias ruins não virão pela frente.

E é só isso que eles são: dias ruins, onde tudo é feio e todas as fotos da Lua são ruins.



Em tempo: A maioria das fotos lindas que você vê da Lua na internet usa algum tipo de alteração para ampliá-la e fazê-la parecer maior proporcionalmente ao resto da composição. Isto é feito para emular a ilusão de óptica que você tem ao olhar para uma Lua Cheia que ainda está próxima do horizonte. Nessa ocasião ela parece muito maior do que realmente é porque seu cérebro associa seu tamanho em termos de ângulo visual aos outros componentes próximos ao horizonte (árvores, prédios, casas, em suma: coisas grandes).


Postado após voltar a assistir "O Método Kominsky" série estadunidense disponível na Biblioteca Vermelha.

Comentários

  1. Por isso que Eu geralmente tiro Foto colocando um Binóculos atrás 😂

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Antigamente Eu era bastante Positivo, mas aos poucos fui Me tornando mais para Realista, nem tudo vai ser Belo como a Gente quer, mas sempre temos Chance de tentar novamente, até porque Eu sei que Sou privilegiado, tive muitas oportunidades, apreendi monte de coisa, graças a Minha Família, que tem condições de Me oferecer tudo isso, então não vejo mais Motivo de Me frustar por qualquer coisa, viver Feliz é muito mais Saudavel, principalmente quando acompanhado de Exercícios Físicos. ( Obs.: Apaguei o Comentário anterior porque acabou Duplicando. )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vinte anos é muito [pouco] tempo...

Excertos de um quem flertou com o fim.

Elevar-se...