Fascínio e Ciência
Bom, o assunto de hoje é complicado... Estive conversando há alguns dias atrás com uma amiga e veio à tona, não me lembro porque, o seguinte fato: A ciência, especialmente a contemporânea, é um terreno fascinante. E uso o adjetivo "fascinante" da forma menos simpática possível: aquilo que exerce fascínio, ou seja, que deixa você impressionado e com cara de babaca sem saber o que fazer. Isso é péssimo. Fica parecendo que toda forma de divulgação da ciência se destina a apenas impressionar o público leigo de maneira a manter os financiamentos governamentais a tais projetos. Porque digo isso? Basta ver a quantidade de asneira que se difunde por aí associando temas científicos a coisas mirabolantemente estapafúrdias (nossa... isso ficou bonito... rs). Há um tempo ouvi falar em "Cura Quântica". Meu deus... deram um diploma pro cara que criou isso? Não pode ser de físico... Num post futuro eu de repente discuto mais esse assunto em específico, mas o importante...