Sobre diferenças entre aprender e ensinar
Vou mais uma vez me debruçar sobre um tema que já tenho falado aqui algumas vezes: Educação. Hoje estive conversando com alguns amigos sobre a atuação de alguns professores e alguns exemplos de práticas educativas. Uma coisa interessante sobre o assunto é a divergência drástica que existe no pensamento dos educadores quanto à responsabilidade na questão da aprendizagem. Uns pensam que aprender é uma responsabilidade do aluno. Outros que o aprender do aluno é uma responsabilidade do professor. Incrível como podemos notar isso em cada um. Mesmo os alunos se dividem entre estas duas vertentes. E então, de quem é a responsabilidade? Foi o aluno que não aprendeu ou foi o professor que não ensinou? Toda esta discussão nasce de uma inquietação pessoal minha: Porque diferenciar de maneira tão drástica o ensinar e o aprender? Porque não podemos encarar a coisa como sendo simplesmente parte de um empreendimento complexo de re-Construir constante do ser humano, seja ele professor ou estudante? Se...